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Casulo do Saber

(Contra-turno escolar)

Suas ações estão destinadas ao enfrentamento de situações de vulnerabilidade que atingem crianças, adolescentes e jovens e suas famílias moradoras da Cidade Estrutural / Distrito Federal, visando a cultura como parte integrante do desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes, moradores da Cidade, em situação de rua, em situação de trabalho infantil; violência psicológica ou doméstica.

“Ser um espaço prazeroso e de referência no atendimento a crianças, adolescentes e jovens, voltado para a formação humana, solidária e cidadã, melhoria da qualidade de vida e inclusão social”.

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Legado:

A ABC PRODEIN é pessoa jurídica de direito privado, com atuação nas área de educação e assistencial social, tendo por objetivo principal:

  • Proteção à família, à infância, à maternidade, à adolescência e à velhice;

  • Amparo às crianças e aos adolescentes carentes;

  • Promoção, gratuita, de assistência educacional ou da saúde; e

  • Promoção do desenvolvimento da cultura.

A ABC PRODEIN foi fundada em oficialmente em 11/06/2004 e ao longo da sua existência já implementou projetos e ações estratégicas, pontuais e contínuas, nas áreas de assistência social, educação, cultura e segurança alimentar.

  • Há 12 anos a ABC PRODEIN mantém a Creche Didascalho São José Operário. Atualmente, a Creche atende gratuitamente 126 crianças em período integral e apoio as famílias das crianças.

  • Desde o mês de agosto de 2016, a ABC PRODEIN oferece a 90 crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos e meio o “Projeto Casulo do Saber” acompanhamento escolar, informática, música, alimentação balanceada e de qualidade, visando combater os riscos sociais, a evasão escolar;

  • No ano 2018 passou atender mais 120 crianças e adolescentes em outro projeto chamado “Construindo Futuros” que conta com aulas de acompanhamento escolar, informática, esportes, alimentação balanceada e de qualidade, visando combater os riscos sociais, a evasão escolar, promover talentos, o respeito pela arte e pelo patrimônio cultural da humanidade;

  • Entre suas ações, nomeiam-se as feiras médicas; os almoços gratuitos para a integração e fortalecimento de vínculos comunitários e familiares; a distribuição gratuita de cerca de 450 marmitas aos sábados para os ex-catadores de recicláveis do lixão da Estrutural e pessoas necessitadas em geral, palestras de formação para mulheres, idosos, jovens, pais e responsáveis; bem como atividades de recreação e formação humana e ética para crianças e adolescentes.

Justificativa do projeto:

A ABC PRODEIN atua na região da Estrutural/DF, cidade que cresceu de forma desordenada, o que gerou problemas de infraestrutura, moradias precárias, saneamento baixo e dificuldade de acesso a direitos fundamentais, apresenta ainda relevantes números de analfabetismo e de escolarização incompleta, bem como altas taxas de criminalidade e de desemprego.

Cerca de 50% da população da Estrutural possui renda média mensal domiciliar de até 2 salários mínimos, a renda per capta média da região é de cerca de R$ 522 reais (Fonte: Codeplan - Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios - SCIA-Estrutural - PDAD 2015) esses dados servem de embasamento para a constatação da condição real de vulnerabilidade econômica da região.

Ainda segundo a PDAD 2015 a faixa etária de 0 a 14 anos abrange cerca de 28% da população da Cidade Estrutural. Essa faixa etária correspondente a parte da infância e adolescência é de importância reconhecida no processo de construção cidadã do indivíduo e de formação das perspectivas pessoais de futuro.

Essa realidade de desfavorecimento socioeconômico implica ainda em um processo de distanciamento da criança e do adolescente da situação ideal social para seu desenvolvimento integral. A baixa renda das famílias aliada as condições do meio em que vivem impede o contato desse público especifico a oportunidades de experiências de lazer e vivências além do extremo necessário para a vida.

Existem riscos humanos e sociais, especialmente entre menores de 18 anos, a pobreza, nesta cidade cuja renda per capta é a menor do Distrito Federal (CODEPLAN- COMPANHIA DE PLANEJAMENTO DO DISTRITO FEDERAL Levantamento realizado em 2017), o trabalho infantil, ainda endêmico; a violência doméstica e a violência contra meninas e mulheres; o consumo de drogas ou álcool e o envolvimento com o tráfico; a negligência ou o abandono durante o dia ou a jornada de trabalho dos responsáveis; a evasão escolar e o analfabetismo; a prostituição infantil; o envolvimento com grupos criminosos; risco da gravidez precoce, da depressão de crianças e jovens que, frequentemente, não alimentam esperanças de um futuro melhor, nem perspectivas de realização pessoal, familiar, profissional ou societária distintas daquelas em que estão imersos.

Com o fechamento do lixão da Estrutural algumas famílias não conseguiram entrar na lista de catadores de lixo para trabalhar nas novas formas idealizadas, além de famílias que exerciam trabalhos ligados as atividades de reciclagem ou delas dependentes, e as crianças que antes estavam sujeitas ao trabalho infantil no lixão da estrutural agora precisam de apoio com atividades complementares de modo a impedir que voltem a perder sua infância e adolescência.

A implementação eficiente do projeto implicará o acesso de crianças e adolescentes, muitos deles, filhos de ex catadores do lixão; ou de pessoas que enfrentam longas jornadas de trabalho longe de casa, em subempregos; ou ainda que não possuem estrutura física residencial mínima para garantir o bem-estar necessário ao desenvolvimento infantil, a uma experiência que reintegra o usuário em vulnerabilidade aos mínimos direitos estabelecidos.

O projeto “Casulo do saber” se fundamenta no artigo 205 da Constituição de 1988 que estabelece que: “a educação é direito de todos e dever do Estado e da Família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação”. Neste sentido, reconhecendo a importância da escola como instituição responsável pela Educação Formal, mas, também, enfatiza o grande significado da Educação Não Formal que ultrapassa os muros da escola e as metodologias adequadas para tal modalidade de ensino. O projeto em questão desenvolvera no espaço cedido pela “Paroquia Nossa Senhora do Encontro com Deus” na cidade Estrutural/DF; ações no “contra turno escolar”, que promoverão mudanças na qualidade de vida, tanto das crianças como a de seus pais, que vivem em condições de risco social, expostos a fatores negativos, deixando-os tão vulneráveis, a melhor maneira de atrair a atenção desses jovens e levar a oportunidade de formar cidadãos conscientes.

Objetivos:

  • ETrabalhar com a musica para a construção da autoestima;

  • Utilizar a arte musical para o desenvolvimento cognitivo e das habilidades humanas;

  • Oferecer a prática na leitura e escrita em conjunto com oficinas lúdicas aperfeiçoando suas habilidades;

  • Edificar a autoconfiança nas crianças, por meio do fazer e do aprender;

  • Sistematizar conhecimentos teórico-musical;

  • Sensibilizar à sociedade e conscientizar às autoridades de que a arte em suas variadas formas é um poderoso instrumento que contribui para a formação de cidadãos, ajustados e felizes.

  • Checar se por meio da escrita, e da leitura através de produções de contos, parlendas, poemas, poesias, artigos e outras produções.  Trouxeram algum benefício para as crianças e adolescentes;

  • Analisar como essas crianças e adolescentes veem a importância do meio digital / gráfico, atualmente;

  • Verificar como as crianças e os adolescentes vivenciavam a arte musical, a informática e o acompanhamento escolar antes do projeto;

  • Sensibilizar a sociedade e as autoridades de que o lúdico como fator de aprendizagem é um poderoso integrante do projeto; instrumento que contribui para formação do indivíduo.

  • Espera-se que a partir do acompanhamento das oficinas citadas neste “Plano de Trabalho” realizados pelos instrutores das atividades de informática/arte gráfica; arte/musical; e acompanhamento escolar. Desenvolvidos pelos alunos no contra turno das escolas públicas, apresentarão um nível satisfatório no desenvolvimento cognitivo/intelectual, social, psicológico e estético, evidenciando que o aprender fazendo e criando é capaz de mudar a realidade sociocultural e psíquica dos indivíduos, viabilizando a interação social, promovendo a autoestima, o respeito, o senso de responsabilidade e cooperação.

Metas:

O projeto oferece Acompanhamento escolar  e conhecimentos de informática, Arte/musical, como preparação para o mercado de trabalho com duração de 12 meses de curso. Oferece 200(duzentas) vagas. A seleção será conforme a justificativa deste “Plano de Trabalho” para as seis turmas divididas em dois turnos matutino e vespertino, oferecendo lanche e refeições nos dois períodos. Para participar é necessário ter idade entre 06 a 18 anos e estar cursando o ensino regular da rede pública de ensino.

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