top of page

NOSSA HISTÓRIA

Em 1967, nossos fundadores, Padre Rodrigo Molina e Irmã Josefina Serrano García, iniciaram as atividades da ABC Prodein em Cuzco, Peru, com programas nos setores industrial e educacional. Os objetivos iniciais eram alfabetizar e satisfazer a fome física e espiritual.

A partir de 1970, as operações se estenderam à Argentina, Chile, México, Porto Rico, República Dominicana, Brasil, Estados Unidos, Espanha e Venezuela. Em 1994, chegamos à Colômbia para dar continuidade ao legado de nossos fundadores e promover a educação como mecanismo de transformação social nos setores mais vulneráveis das principais cidades do país, como Bogotá, Medellín, Cali e Popayán.

web-news-Populorum.001.jpeg

No ano de 1968, impulsionado por este espírito de serviço, José Cruz Vicente Letamendía e sua esposa, recém-casados, deixaram sua terra natal, o país Basco, e foram morar entre os pobres, em Cusco, por amor a Cristo e para promover entre eles o desenvolvimento integral. Ali criaram o primeiro Colégio Técnico da Prodein, que, "além de dar o peixe, ensinava a pescar", ou seja, proporcionavam alimento, vestimentas e medicamentos, mas também formação técnica em áreas de soldagem, maquinário e ferramentas.

Em 11 de junho de 2006, a ABC Prodein Brasil foi fundada de forma independente com sede na Cidade Estrutural, em Brasília-Distrito Federal, a fim de atender a população carente e marginalizada dessa região que acolheu, muitos anos, o maior lixão a céu aberto da América Latina.

A semente lançada pela família Letamendía e por muitos missionários e voluntários que entregaram anos de suas vidas pela causa dos mais necessitados, e por tantos benfeitores que, embora não tenham trabalhado diretamente nas missões, as ampararam com meios materiais, se fortaleceu e expandiu a Prodein.

 

Atualmente, a Prodein desde a sua fundação em 1968 até hoje, a PRODEIN estendeu sua atuação para a Espanha e no total de 10 países nas Américas (PERU E ARGENTINA, BRASIL, COLÔMBIA, CHILE, MÉXICO, PORTO RICO, REPÚBLICA DOMINICANA, VENEZUELA E ESTADOS UNIDOS)

bottom of page